O SONO DO BEBÊ

Quem tem filho certamente passou por isso, e quem está grávida já ouviu a famosa frase “aproveita para dormir bastante agora, antes do bebê nascer”. E, é verdade! Depois que o bebê nasce, toda a rotina da família muda, principalmente o sono!

Quarta, 14 de setembro de 2016


Quem tem filho certamente passou por isso, e quem está grávida já ouviu a famosa frase “aproveita para dormir bastante agora, antes do bebê nascer”. E, é verdade! Depois que o bebê nasce, toda a rotina da família muda, principalmente o sono!

Os primeiros dias e o primeiro mês não são como imaginamos. Precisamos passar para saber. A rotina é sempre a mesma: o bebê acorda, quer mamar depois trocamos a fralda e ele dorme. Mas durante a noite, parece que algo acontece… e o bebê acorda, é amamentado, colocado para arrotar, fraldas são trocadas e dormiu… coloca no berço, moisés, carrinho, qualquer lugar e ele resmunga… Nina o nenêm, no colo, no berço, dormiu… quando nos acomodamos na cama e fechamos o olho… o bebezinho chora de novo… e quando nos damos conta, já deu o tempo entre uma mamada e outra e ele agora irá resmungar de fome… e o processo dura a noite inteira. Até que as 6 da manhã, o bebê resolve finalmente dormir de uma vez, e o dia está raiando para mamãe e o papai…

É, o primeiro mês não é fácil, estão todos se conhecendo, papais e bebês! Sempre digo para minhas clientes que é uma adaptação normal e muito grande para esse bebezinho que passou 9 meses dentro do útero materno, sendo alimentado e acalentado sem precisar pedir.

Acontece que o primeiro mês passou, o segundo, o terceiro, o quarto, o quinto, o primeiro ano, e mamãe e papai estão exaustos, porque não sabem mais o que é ter uma boa noite de sono, sem interrupções, e isso interfere em tudo, no trabalho, no casamento, na saúde. E o bebê também precisa dormir com qualidade, é durante o sono que ele se desenvolve e absorve tudo o que aprendeu durante o dia.

E o que fazer? É aí que entra a consultora do sono: uma profissional que vai ajudar os pais e o bebê a voltar a dormir. Com base em uma análise detalhada da dinâmica familiar, da saúde do bebê, da rotina da família, ela vai elaborar um plano de sono, com informações sobre alimentação, ambiente, rotina, enfim, sobre pontos que interferem no sono do bebê e, havendo necessidade, irá ajudar a família com um treinamento para reestabelecer o sono do bebê e de toda família! Pais e consultora irão atuar juntos, onde a consultora estará a disposição dos pais para auxiliar no que for necessário.

O método e os prazos, serão definidos com a família, através da conversa e da análise das informações disponibilizadas no primeiro encontro. Assim como as famílias, cada bebê é especial e diferente tornando o trabalho muito personalizado, uma vez que o andamento do processo dependerá do empenho dos pais e da resposta do bebê para cada passo! Lembrando que o objetivo final é um só: fazer com que papais e bebês possam dormir bem e felizes, sempre respeitando o comportamento de cada bebê!


TAGS desta postagem

voltar